FSB Influência Congresso: cresce geração de conteúdo nas redes
11 de outubro de 2019
O ranking FSBinfluênciaCongresso identificou que, juntos, os deputados e senadores que postaram ao menos um conteúdo nos meses de agosto e setembro têm 135,7 milhões de seguidores (dado de 30/09). Esse total de seguidores é 7,2% superior ao registrado há quatro meses (31/05), quando o total agregado de seguidores nas três redes monitoradas era de 126,6 milhões — estatística que inclui a sobreposição de uma mesma pessoa que pode seguir mais de um parlamentar.
Na comparação com o início do mandato, o volume total de seguidores cresceu 25,1% (eram 108,5 milhões de seguidores em 1º/02). A maioria desses seguidores ainda se concentra no Facebook, mas a rede mais famosa do mundo vem perdendo cada vez mais market share em número de seguidores para o Instagram. Pela primeira vez, a participação do Facebook no total de seguidores recuou do patamar de 60% (veja gráfico abaixo).
Liderança
Diante deste cenário, na volta dos trabalhos pós recesso do Congresso Nacional, o PSL ampliou seu domínio no ranking dos parlamentares brasileiros mais influentes nas redes, segundo mostra a nova edição do FSBinfluênciaCongresso. No período analisado, pela primeira vez o partido do presidente Jair Bolsonaro emplacou sete nomes entre os 20 parlamentares mais influentes. Para se ter uma ideia, juntos, PT, PSol e PCdoB têm seis nomes no Top20.
A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) se manteve em agosto e setembro como a congressista mais influente no ambiente digital, seguida de Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, ambos também deputados pelo PSL de São Paulo. O oposicionista mais bem colocado no ranking dos 20+ é a também deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ocupa apenas a 8ª posição no período analisado.
O ranking dos 20 mais influentes conta com 15 deputados federais e apenas 5 senadores. No Senado, o mais bem colocado é Alvaro Dias (Podemos-PR), que aparece em 5º lugar no ranking do Congresso. O Top20 do FSBinfluênciaCongresso no bimestre agosto/setembro é dominado por parlamentares homens: são 15, contra 5 mulheres.
Dono da maior bancada no Congresso, o Estado de São Paulo segue dominando o Top20, com 7 dos 20 parlamentares mais influentes. Mas é forte a atuação dos parlamentares do Paraná no ranking. Com uma bancada bem menor, o Estado é o segundo com mais nomes entre os líderes. São 5 do Paraná, contra 4 do Rio de Janeiro e um de Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal cada.
Obs.: apenas cinco deputados e um senador não postaram qualquer conteúdo nas redes sociais em agosto e setembro. Por isso, os rankings a seguir incluem 508 deputados e 80 senadores, totalizando 588 parlamentares (ou 99% do atual Congresso Nacional).
Veja abaixo o ranking dos 20 parlamentares mais influentes nas redes sociais:
CASA | NOME | PARTIDO | ESTADO | POSIÇÃO |
Dep. | JOICE HASSELMANN | PSL | SP | 1 |
Dep. | EDUARDO BOLSONARO | PSL | SP | 2 |
Dep. | CARLA ZAMBELLI | PSL | SP | 3 |
Dep. | SARGENTO FAHUR | PSD | PR | 4 |
Sen. | ÁLVARO DIAS | PODE | PR | 5 |
Dep. | KIM KATAGUIRI | DEM | SP | 6 |
Sen. | FLÁVIO BOLSONARO | PSL | RJ | 7 |
Dep. | GLEISI HOFFMANN | PT | PR | 8 |
Dep. | PASTOR MARCO FELICIANO | PODE | SP | 9 |
Dep. | FILIPE BARROS | PSL | PR | 10 |
Dep. | TIRIRICA | PL | SP | 11 |
Dep. | JANDIRA FEGHALI | PCdoB | RJ | 12 |
Dep. | PAULO MARTINS | PSC | PR | 13 |
Sen. | MAJOR OLÍMPIO | PSL | SP | 14 |
Dep. | MARCELO FREIXO | PSOL | RJ | 15 |
Sen. | MARCOS DO VAL | PODEMOS | ES | 16 |
Dep. | DAVID MIRANDA | PSOL | RJ | 17 |
Sen. | HUMBERTO COSTA | PT | PE | 18 |
Dep. | BIA KICIS | PSL | DF | 19 |
Dep. | PAULO PIMENTA | PT | RS | 20 |
Metodologia
O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º de agosto a 30 de setembro. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter.
Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.
Mais informações
Aline Reis (aline.reis@fsb.com.br)
Marcelo Tokarski (marcelo.tokarski@fsb.com.br)
WhatsApp: (61) 99243-9205