Comunicação integrada: entenda com aplicar na sua empresa
24 de outubro de 2020
O consumidor de hoje quer mais do que consumir um produto ou serviço: ele também consome a marca que está oferecendo aquilo e acompanha atentamente como ela se posiciona. Uma comunicação integrada pode ser decisiva na hora de adquirir relevância e consolidar seu posicionamento. Não basta usar algumas ferramentas tradicionais de comunicação, é preciso estabelecer uma comunicação planejada e integrada para alcançar um vínculo com o seu público.
O que é comunicação integrada?
A comunicação integrada é o processo de planejar e executar ações em diferentes canais. Com essa interligação de estratégias e discursos, a instituição fortalece sua marca, cria e consolida sua identidade com seus públicos-alvo e garante um bom posicionamento no mercado e na sociedade em geral.
Pensar o planejamento de comunicação de maneira integrada implica em entender de forma ampla as ações de comunicação pensadas e desenvolvidas na organização assim como um bom plano de comunicação.
A comunicação integrada articula marketing, por meio de um plano de comunicação, com o uso de diferentes canais de comunicação para manter a conexão marca-cliente. Seja usando o e-mail, aparecendo nas redes sociais ou criando propagandas em sites e TV, as estratégias de comunicação integrada têm um objetivo: aparecer bem perante seus consumidores.
Qual a importância da comunicação integrada para as empresas?
O mercado está em constante evolução. Sabendo disso, é importante ter mecanismos que garantam qualidade no processo comunicacional. Adotar a comunicação integrada traz diversos benefícios, e por isso é importante que você conheça alguns deles:
- Ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;
- Reforça a imagem da marca ante o seu público;
- Impacta a percepção que os clientes têm da empresa;
- Diminui chances de crises internas;
- Constrói posicionamento sólido da marca;
- Diminui boatos entre o público interno.
Quais são os componentes da comunicação integrada?
Na comunicação de integrada, todos os aspectos da comunicação trabalham juntos consolidar seu posicionamento, entre os principais componentes que podem ser utilizados podemos destacar:
- Assessoria de Imprensa;
- Relações Públicas;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Comunicação Interna.
O que é a comunicação integrada de marketing?
A comunicação de marketing, por vezes chamada de comunicação mercadológica, tem como objetivo executar estratégias para a promoção de troca de produtos e serviços entre o produtor e o consumidor. Sendo assim, ela abrange a comunicação institucional e deve estar integrada.
Como vimos, a comunicação integrada envolve um conjugado de atividades de comunicação, seja jornalismo, relações públicas, propaganda, publicidade. Desse modo, a comunicação integrada de marketing é a forma utilizada para fazer o planejamento global de comunicação, com criação de técnicas e aplicabilidade de métodos específicos de cada área, usando uma só linguagem, para realizar a ação fim dos produtos e serviços entre a organização e o consumidor final.
Quais os tipos de comunicação de marketing?
- Administração de vendas: vendedores ou representantes que contatam potenciais compradores;
- Comunicação pela internet: divulgação utilizando e-mail, grupos de discussão, salas de bate-papo, hotsite, patrocínios e etc;
- Eventos: situações criadas para comunicar ao público-alvo por meio de eventos de diferentes naturezas;
- Marketing direto: estabelece uma comunicação personalizada com o cliente;
- Merchandising em televisão: inserções de produtos ou serviços em programas de TV;
- Propaganda: apresentação de um produto ou serviço ao mercado, paga por um patrocinador/emissor;
- Publicidade: atividades para promover uma empresa, seus produtos ou serviços a partir de geração de notícias e fatos na mídia;
- Relações Públicas: criação de boas relações com os vários públicos da empresa.
A oferta de conteúdo se tornou uma guerra pela atenção do público em cada tela ou interface disponível em nosso dia a dia. Somos constantemente bombardeados com informações, call-to-actions e propagandas desnecessárias em um mar de conteúdo cada vez mais disputado.
O público em geral quer ter controle e curadoria sobre o que vê e consome, portanto, a discussão sobre comunicação integrada não pode ser definida pela quantidade e amplitude da presença digital de uma marca.
Por isso, a FSB Comunicação conta com uma estrutura própria para produção de vídeos, podcasts, conteúdo visual para redes sociais e desenvolvimento de tecnologia, sempre com o diferencial estratégico antes da mera entrega operacional. Nesta área, a FSB também cuida da mídia e especialmente da mídia de performance com equipe própria dedicada a fazer sua marca ter o máximo de visibilidade, com dados e métricas.
A melhor forma de conquistar uma comunicação de sucesso é se inspirar e aprender com projetos que deram certo e viraram referência no assunto.
Veja alguns cases de sucesso da FSB Comunicação que aliam diversos pilares para uma comunicação integrada:
Movimento para Sobreviver
A importância da proteção do coração do idoso com diabetes tipo 2 ganhou ampla visibilidade popular e sensibilizou a comunidade médica. Para isso, a FSB desenvolveu uma estratégia de comunicação integrada com ações on e off-line, além de eventos e encontros de relacionamento com diferentes públicos, disseminando a causa da campanha Movimento Para Sobreviver.
A ideia foi de sensibilizar a sociedade em geral, comunidades médicas, pacientes, formadores de opinião e influenciadores digitais com o objetivo de criar um ambiente favorável para o debate sobre a importância do cuidado com o coração do idoso. A campanha ganhou como campanha do ano na América Latina pelo Latin America Excellence Awards.
Reabertura da Orla Rio
A partir de maio de 2020, a diretoria da Orla Rio decidiu que precisava planejar como seria feito a abertura dos mais de 309 quiosques (mais de 34 km de praia) no Rio de Janeiro que gerencia. A concessionária precisava de uma solução para preparar esse retorno dentro das novas regras de saúde que a pandemia impôs à sociedade: como voltar para a praia, abrir quiosques, receber pessoas e dar condições aos operadores para fazer isso com segurança?
A FSB Comunicação criou uma nova solução, o projeto Reabertura da Orla Rio, baseada em 3 pilares essenciais para o retorno de negócios: saúde, comportamento de consumo e comunicação.
Cidade Olímpica – Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016
No projeto Cidade Olímpica., milhões de smartphones transmitiram para o mundo a imagem de um Rio em transformação e cidadãos que abraçaram a competição. Para esse projeto, a FSB traçou estratégia focada em 3 pilares: Serviços, o Legado é o Principal e Engajar a Cidade Conectada.
O desdobramento foi:
1) Manter os cariocas – e também potenciais turistas – muito bem informados sobre todas as transformações pelas quais a cidade vinha passando, em tempo real;
2) Tornar concreta para a população a percepção do legado para toda a cidade;
3) Engajar e motivar a população a participar dos Jogos e ajudar a tornar esta edição do evento a melhor da história. O principal público-alvo eram os cidadãos cariocas. Mas outros públicos também foram alvos de atuação no ambiente digital: turistas nacionais e estrangeiros, jornalistas e influenciadores digitais.
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