Comunicação para o setor público
A comunicação para o setor público é uma das diversas soluções que a FSB Comunicação oferece. Comunicar serviços com presteza, clareza e engajando seu envolvimento com o setor público. Este é nosso compromisso. O cidadão está presente em todos os lugares e a estratégia da FSB neste contexto é de trabalhar a comunicação integrada, não importa o canal.
A FSB tem grandes cases no setor público, incluindo um Cannes para o Governo do Rio de Janeiro, 1 Sabre Awards para Comunicação para a Copa do Mundo FIFA 2014 para o Ministério do Esporte e outro Sabre Awards para a comunicação dos Jogos Rio 2016 para a Prefeitura do Rio de Janeiro.
A FSB tem uma vertical apenas de Contas Públicas com foco na comunicação para o setor público que atendem clientes no Brasil todo. Somos apartidários e nosso compromisso sempre é em criar laços e comunicar políticas públicas entre governos e pessoas.
A nossa solução de comunicação para o setor público traz um novo olhar sobre a comunicação, usando da comunicação integrada como forma de aproximar políticas públicas e as pessoas que são impactadas por elas.
Para comunicar bem uma ação do setor público, é preciso ser estratégico e considerar pontos importantes:
1. O contexto e o impacto das medidas para seus públicos
A comunicação para o setor público precisa sempre considerar o contexto em que será inserida, como está o público-alvo e qual o impacto que esse anúncio pode gerar na vida das pessoas.
Ao trabalhar o discurso exercitando esses pontos previamente, o governo pode criar um relacionamento mais próximo e uma comunicação que realmente chegue ao cidadão. Técnicas de gerenciamento de crise também podem ajudar a depender do momento e do que será anunciado.
2. A adaptação da linguagem técnica para um discurso acessível
Muitas vezes a forma como os conteúdos de interesse público são divulgados ainda é muito distante do dia a dia das pessoas. Tornar o discurso mais acessível (traduzindo termos técnicos e ilustrando com dados e exemplos práticos) é a melhor forma de garantir a compreensão do que se pretende comunicar.
3. Comunicação integrada com conteúdo presente em várias plataformas
Foi-se o tempo em que a comunicação para o setor público era algo formal e distante do cidadão. Hoje o governo pode (e deve) se fazer presente de várias formas e usar da comunicação integrada como ferramenta para criar relevância e identidade perante a opinião pública.
Atuação em redes sociais, podcasts, transmissões ao vivo e outras formas de engajamento multimídia são tendências que vieram para ficar e que complementam a produção de conteúdo.
4 . Monitoramento e gerenciamento de redes sociais
Para saber como as pessoas receberam uma divulgação é essencial observar a reverberação do assunto nas redes sociais – e gerenciá-las. O setor público precisa estar presente nas mídias sociais com conteúdo relevante, engajamento, monitoramento e entrega de respostas simples e rápidas.
Essa adaptação da tradicional assessoria de comunicação para uma atuação mais moderna e estratégica garante que a marca do órgão gere sua própria comunidade, estabelecendo conexão e diálogo.
5. Atendimento ao cidadão para esclarecimento de dúvidas.
O Serviço de Atendimento (SAC) 3.0 já é a realidade de todas as marcas que querem impactar seus públicos e na comunicação para o setor público não pode ser diferente.
Ao observar o comportamento de seus públicos nos canais de atendimento, ouvidoria e redes sociais o governo pode atuar de forma estratégica e fornecer insumos para a comunicação, gerando um fluxo de informação que gere valor e retenha o engajamento.
O uso de ferramentas de monitoramento, a definição de boas respostas e um bom atendimento em todos esses canais traz ao setor público uma grande transformação na forma como é visto pela sociedade.