Coquetel e Felipe Neto
Cenário
Em 2017, apesar de ter um trabalho forte com conteúdo educacional, a editora Coquetel – divisão de revistas de passatempo da Ediouro – queria se aproximar mais da geração Z, que consome basicamente conteúdo digital. Mas como engajar esse público em um formato tradicional de conteúdo? A FSB sugeriu trazer um grande influenciador digital para ser a capa e recheio da revista.
Desafio
Transpor do meio digital para o offline (revista) o engajamento que os youtubers geram nos seus canais.
Objetivos
Aumentar a venda de revistas de passatempo, tornar a revista Coquetel um produto desejado pela nova geração, promover a conexão entre o público jovem do digital e as revistas de passatempo.
Plano tático
Como todo o conteúdo educativo e de entretenimento seria desenvolvido em parceria com esse influenciador, a FSB mapeou uma série de influenciadores, realizou análises de comportamento e conteúdo, além de estudo da sua audiência. Era preciso entender o que eles falavam e para quem falavam para garantir a sinergia com o projeto. Com diagnóstico feito, a FSB chegou ao nome do youtuber Felipe Neto, um dos maiores influenciadores do Brasil. A partir da definição, a FSB trabalhou na negociação, alinhamento e desenvolvimento do projeto com o Felipe e a editora.
Para a estratégia de lançamento da revista, escolhemos a Bienal do Livro para uma tarde de autógrafos com o Felipe Neto. Foi sucesso absoluto! Bienal lotada com filas e mais filas para o youtuber autografar o exemplar da revista e recorde de vendas!
Resultados
- A revista foi o livro mais vendido do Brasil na Bienal do livro;
- A revista bateu recordes de venda da editora;
- Destaque nos principais veículos de imprensa;
- Abrimos um canal direto com outros influenciadores que também foram capa da revista.