Detran SP: Blitz digital
Acidentes no trânsito estão entre as primeiras causas de mortes em São Paulo. Visando reverter esse cenário, o Detran.SP intensificou as postagens com foco educativo nas suas redes sociais a partir de 2016, de modo a alertar sobre comportamentos de risco e reforçar boas condutas.
A estratégia adotada pela FSB envolveu mudança no perfil, com uma linguagem mais descontraída nas trocas com os internautas para chamar a atenção para comportamentos básicos que representam riscos, como falar ao celular e não usar o cinto de segurança.
A campanha ganhou um formato de blitz digital para envolver mais a sociedade. Tudo começou quando a apresentadora Angélica apareceu ao celular enquanto dirigia seu carro em um quadro do seu programa.
O viral veio com um post no Facebook, que convidava os fãs da apresentadora a alertarem-na sobre a infração, com uma paródia do seu sucesso “Vou de Táxi”. A partir disso, a blitz digital ganhou corpo e os usuários passaram a advertir também outras celebridades como Débora Nascimento, Mariana Weickert, Luana Piovani, Anitta, Mara Maravilha, MC Biel, entre outros.
A ação ganhou atenção da imprensa, garantindo grande exposição e engajamento. De forma exclusivamente orgânica, a comunicação chegou a mais de 1 milhão pessoas, sendo boa parte jovens, que representam o público mais vulnerável no trânsito. Na mídia tradicional, foram veiculadas cerca de 500 notícias sobre a blitz.
Além de inspirar outros órgãos de trânsito, a ação mobilizou os próprios internautas para que se tornassem “fiscais” de más condutas, conscientização fundamental para a redução de acidentes.
Resultados
432 reportagens;
1.001.577 pessoas alcançadas de forma orgânica no Facebook do Detran.SP;
103.418 reações, comentários, compartilhamentos e cliques.