“Estrelas” na Disney
Que a Disney é um dos destinos mais desejados para as férias, todo mundo sabe. O que a FSB propôs como desafio de comunicação para 2016 – e que o cliente entendeu como ação relevante para sua estratégia de negócios – foi ampliar a audiência entre os brasileiros, posicionando o Walt Disney World e a Disney Cruise Line como atrações para toda a família, e não apenas para crianças e adolescentes.
A partir de uma pesquisa, a equipe da FSB identificou que março e abril são os meses em que as famílias começam a planejar suas férias, que geralmente acontecem em setembro ou em janeiro do ano seguinte, quando há pico de brasileiros nos parques. Esse seria o período de campanha.
A estratégia foi criar conteúdo específico em uma grande emissora de TV, levando ao público a experiência para toda a família nos parques e a apresentação do Disney Cruise Line e seus diferenciais com opções de entretenimento para todas as faixas etárias, parada na ilha privativa da Disney nas Bahamas e uma extensão em alto mar da magia do Walt Disney World.
A agência viabilizou uma parceria com o programa “Estrelas”, apresentado por Angélica, com o diferencial de levar o projeto para o portal GShow, envolvendo conteúdo promocional e editorial em um único pacote.
O conteúdo Disney “Estrelas” somou mais de 50 dias no ar, e ainda resultou em matérias com o making off das gravações do programa. Foi criada uma página especial que alcançou 710 mil visitas, mais de 630 mil visitantes únicos e 1 milhão de page views. Ao todo, foram mais de 200 milhões de impressões.
O ganho com posts espontâneos das celebridades que participaram do programa multiplicou o alcance, gerando milhares de reações nas redes sociais e repercussão dos conteúdos pela mídia de entretenimento e variedades. A imprensa deu mais de 30 páginas nas revistas especializadas, sendo duas matérias de capa.
Repercussão espontânea nas redes sociais
Instagram: mais de 3 milhões de likes, 700 posts de celebridades, fãs clubes e público em geral e 18 mil comentários. A #EstrelasnaDisney tageou 1.185 imagens.
Facebook: mais de 2,6 milhões de likes, 100 posts, 15,4 mil compartilhamentos e 31,6 mil comentários.
Twitter: mais de 50 tweets de celebridades, 5,3 mil comentários e mais de mil retweets. Apenas entre os dias 26 e 28 de março, o número de tweets estimado sobre o programa foi de 1,5 mil. Foram 4,5 milhões de impressões, com alcance de 3,8 milhões de pessoas (Twitter Analytics).
Outra grande repercussão foi obtida a partir dos conteúdos feitos para página da Disney World Brasil, no Facebook. Foram três vídeos, roteirizados e editados pela equipe da FSB. Juntos, alcançaram 9,1 milhões de pessoas.
O resultado em exposição foi, financeiramente, mais de 15 vezes superior ao investimento realizado.