Movimento para Sobreviver
A importância da proteção do coração do idoso com diabetes tipo 2 ganhou ampla visibilidade popular e sensibilizou a comunidade médica. A incorporação da empagliflozina recebeu 2030 contribuições técnicas e leigas, um “recorde” de participações em consultas públicas na área da saúde.
Pesquisas mostraram que os Infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são a principal causa de morte em pacientes com diabetes. Apesar desse fato, pouco se discutia sobre os cuidados para evitar as doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes e mais de 65 anos. Nessa faixa etária, a doença cardiovascular mata mais que HIV, tuberculose e câncer de mama na população mundial.³ Até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem em decorrência de problemas cardiovasculares.
A FSB desenvolveu uma estratégia de comunicação integrada com ações on e off-line, além de eventos e encontros de relacionamento com diferentes públicos, disseminando a causa da campanha.
Para viabilizar o plano, a FSB liderou a criação de uma coalizão formada de sociedade médica, associações de pacientes e indústrias farmacêuticas que se uniram para criar uma ampla campanha de conscientização e engajamento, o “Movimento Para Sobreviver”. Os participantes foram a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação Diabetes Brasil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e Rede Brasil AVC.
A ideia foi de sensibilizar a sociedade em geral, comunidades médicas, pacientes, formadores de opinião e influenciadores digitais com o objetivo de criar um ambiente favorável para o debate sobre a importância do cuidado com o coração do idoso.
E, com isso, consequentemente, pressionar os tomadores de decisão do Ministério da Saúde sobre a necessidade de um tratamento adequado, pleiteando a incorporação do medicamento Jardiance no Sistema Único de Saúde do Governo Federal (SUS).
Resultados em PR
342 matérias / Equivalência Comercial: R$ 4 milhões / Potencial de audiência: 63 milhões
Impacto Online total
50 milhões potencial de audiência
43 celebridades e influenciadores engajados
Consulta Pública
2030 contribuições (leigas e técnicas)
Prêmios
Billy Awards
Latin America Excellence Awards (ganhou como campanha do ano na América Latina) – Prêmio internacional de comunicação