Comunicação empresarial: Entenda o que é qual sua importância

25 de fevereiro de 2021

Pré-requisito imprescindível para o bom funcionamento de toda empresa, seja privada ou pública, a equipe de comunicação é responsável por planejar e fortalecer a gestão de uma instituição, identidade/marca e imagem/reputação por meio de ações estratégicas voltadas para cada público-alvo: clientes, sociedade e também os próprios funcionários e colaboradores da empresa.

Dentro do extenso escopo da comunicação, quando se fala sobre o setor empresarial, é importante observar que a chamada comunicação empresarial tem papel fundamental no funcionamento de qualquer organização.

É por meio da comunicação que uma empresa se adequa às novas tecnologias e consolida sua presença e posicionamento, inclusive no ambiente digital, que hoje é a principal ferramenta de informação.

De acordo com pesquisas, um dos problemas mais preocupantes que um gestor de empresa lida atualmente é o mau uso da comunicação que envolve o ambiente organizacional.

A falta de uma comunicação empresarial eficiente traz prejuízos não só à imagem e desempenho da instituição perante os públicos externos, mas também para dentro da empresa com desmotivação e resultados de baixa produtividade, além de falta de alinhamento com os pilares e valores da organização e no alcance das metas e os objetivos organizacionais.

Por isso, é fundamental que a comunicação esteja sempre alinhada conforme a missão e a visão da empresa, e seja elaborada dentro de um plano empresarial para que possa ser utilizada da melhor forma possível. Além disso, a comunicação empresarial é ferramenta estratégica para o fortalecimento da cultura organizacional.

O que é Comunicação Empresarial e para que serve?

A comunicação empresarial é relação de disponibilização de informações de uma empresa com seus diversos públicos e como essas mensagens são interpretadas. É pela comunicação empresarial que uma empresa utiliza estratégias de comunicação com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos. Além disso, faz parte também da comunicação empresarial a interação e diversas formas de comunicar dos funcionários de uma empresa.

Esse tipo de comunicação envolve um conjunto de procedimentos e técnicas adotadas por uma empresa que são destinadas principalmente ao processo de transmissão de informações sobre os principais elementos comunicáveis de uma instituição, tais como: desempenhos, resultados, missão, objetivos, metas, projetos, processos, normas, procedimentos, instruções de serviços, entre outros.

A comunicação empresarial é uma solução estratégica de gestão, que, se bem aproveitada, pode garantir um funcionamento com integração, coesão e produtividade na empresa.

Isso significa que a comunicação tem potencial para ser uma grande vantagem competitiva em relação a outras instituições, mas pode também ser um enorme problema se não ocorrer ou não for bem trabalhada.

Dentro do escopo da comunicação empresarial existem diversos ramos de atuação como a comunicação interna, planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa e relações públicas.

Quais são os tipos de comunicação empresarial?

No processo de identificação da melhor maneira de comunicar uma informação, é preciso prestar atenção em alguns pontos que são cruciais para a tomada de decisões. O primeiro deles é a identificação do receptor da mensagem.

Diferentes públicos possuem diferentes tipos de comunicação que em alguns casos são mais ou menos eficientes. Em seguida, vem o local onde a transmissão da mensagem será realizada. Esse requisito também é importante para o maior alcance da informação.

Por último, a complexidade da mensagem, pois é necessário que, além de estar alcançando o público alvo e no canal correto, a linguagem textual, audiovisual ou sonora deve estar adequada para aquele público específico que se espera alcançar.

As principais maneiras de comunicar são a comunicação escrita e a comunicação verbal. Dentro das organizações, a comunicação escrita é, atualmente, a mais usual. Existem diversas formas de aplicá-la como: e-mail institucional, jornal, mural, cartazes, agenda, redes sociais, intranet, etc.

A comunicação verbal, por sua vez, é utilizada em formato de palestras, reuniões, confraternizações. A comunicação verbal devidamente planejada e bem feita pode facilitar a compreensão da mensagem passada.

Além da diferenciação entre comunicação verbal e comunicação escrita, há ainda um elo que divide a comunicação empresarial em comunicação interna e externa. A comunicação interna é exclusivamente voltada aos funcionários e colaboradores de uma instituição.

A função da comunicação interna é transmitir a informação a todos os responsáveis de forma segura e sem ruído. Como consequência de uma comunicação interna bem feita, observa-se uma melhora no clima organizacional.

No âmbito da comunicação interna existem duas frentes: a comunicação ascendente e descendente. A comunicação ascendente acontece na ordem do subordinado ao gestor. Ou seja, quando um colaborador leva uma informação, trata de algum assunto ou tira dúvidas com seu superior, está acontecendo uma comunicação ascendente.

A comunicação descendente, por sua vez, é o contrário da ascendente e é o topo da hierarquia, pois acontece da ordem da informação passada do líder ao seu subordinado. A delegação de tarefas, acompanhamento de trabalhos, comunicados, instruções, entre outros, são exemplos da comunicação descendente.

Já a comunicação externa tem por público alvo todos aqueles que não fazem parte da equipe da instituição, ou seja, de forma geral, a sociedade.

O objetivo da comunicação externa é disseminar informações que estejam de acordo com a missão e valores da instituição de forma a manter ou melhorar uma boa percepção da empresa para o público externo.

Atuando no esforço de uma boa comunicação externa, é essencial a existência de uma assessoria de imprensa. A assessoria de imprensa é a equipe responsável pela intermediação dos acontecimentos e da imagem da instituição com a percepção que o público externo tem em relação à empresa.

Qual a diferenca entre Comunicação empresarial e comunicação organizacional?

De forma geral, comunicação empresarial e comunicação organizacional são similares. O que as diferencia é que a comunicação empresarial é mais abrangente e reflete à comunicação de forma integrada tanto no setor público quanto no privado.

Ambos os conceitos de comunicação englobam todo o processo comunicacional entre a empresa e o público, seja interno ou externo.

O conceito de comunicação organizacional, por sua vez, é mais voltado à gestão e à otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos da empresa e se destina a sintonizar interesses entre a empresa e os grupos que são alvo de suas ações.

Como melhorar a comunicação empresarial?

Existem diversas formas de fazer a comunicação empresarial acontecer. Entretanto, as empresas que utilizam essa ferramenta de forma eficaz apostam em algumas principais características:

  • agilidade para fazer a ideia do planejamento chegar ao público-alvo;
  • interatividade, permitindo o diálogo com o público-alvo;
  • mobilidade para atingir as pessoas conectadas nos meios que elas utilizam;
  • capilaridade para alcançar o maior número de pessoas possível;
  • engajamento, dando ao público-alvo a chance de participar ativamente do processo de comunicação empresarial;
  • transparência.

Hoje, otimizar a forma como a estratégia de comunicação empresarial é executada é essencial, e isso deve ser feito por alguns caminhos considerados mais possíveis como: detecção do comportamento do público-alvo mediante as informações já passadas, identificação dos possíveis problemas na comunicação, boa comunicação com os stakeholders, investimento em marketing de conteúdo, monitoramento de resultados, entre outros fatores.

Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?

A tecnologia está em constante transformação e é preciso estar atento às mudanças. Há diversas tendências na comunicação empresarial que podem ajudar a sua empresa a alavancar os resultados conquistados.

Inovação e adaptação de hábitos antigos ao novo contexto corporativo, preza pelo compartilhamento e troca de informações que é crucial para o desenvolvimento da comunicação empresarial.

O mundo corporativo precisa se adequar às demandas do consumidor para que as organizações se mantenham competitivas. Observar as tendências de comunicação é uma forma de se alcançar isso.

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Quais as tendências para a comunicação corporativa?

1 – Ferramentas de comunicação digital simplificam o processo e ajudam a empresa a construir sua reputação. A era atual é online e prevê a comunicação instantânea. Os perfis em redes sociais são um bom exemplo.

2- O atendimento é um ponto essencial das empresas, porque é a partir dele que se podem capturar diferentes informações dos clientes. Saber gerenciar esse atendimento é muito importante para que surjam os resultados esperados. Portanto, é essencial a obtenção de softwares que vão gerenciar dados do público-alvo.

3- Um mecanismo que fortalece a relação da empresa com o cliente é o Omnichannel – ferramenta que utiliza diferentes canais de comunicação (sejam online ou offline) para oferecer a mesma experiência de compra.

4 – Além do Omnichannel, onde o cliente se sente livre para escolher a melhor plataforma de comunicação e compra com a empresa, os consumidores cada vez mais querem ser bem atendidos, ter suas opiniões respeitadas e demandas compreendidas. Personalizar a comunicação e humanizar o contato é a melhor forma de fortalecer o relacionamento com o público.

5 – A tendência de comunicação por meio de transmissão ao vivo foca a instantaneidade e a conectividade da empresa e está super em alta. O objetivo é informar o público-alvo em tempo real e estar mais próximo dos consumidores e colaboradores. As redes sociais também são bastante utilizadas para o alcance deste objetivo. As transmissões ao vivo aumentam o engajamento, métrica analisada para verificar se o conteúdo é visualizado e entrega valor para os consumidores.

6 –  A capacitação da força de trabalho é uma atitude imprescindível. Trabalho e treinamento remoto têm ganhado espaço e vem como forte tendência. Esse mecanismo de trabalho vem se mostrando eficaz e aumenta a produtividade.

7 – Soluções de Business Intelligence (BI) poderão ser mais focadas nos colaboradores. Elas passarão a incluir suas contribuições individuais para a otimização de performance organizacional e melhor distribuição de recursos. Atualmente, já é um recurso bastante utilizado.

Essas são algumas tendências de comunicação empresarial que farão o negócio das empresas e instituições crescerem. Elencado a essas tendências, surgem alguns desafios.

Qual a melhor forma de comunicação empresarial?

Uma estratégia de comunicação forte é a chave para que a informação flua interna e externamente de maneira concisa e coesa. O plano estratégico de comunicação deve se relacionar diretamente com os objetivos da empresa. Por isso, para construir uma estratégia de comunicação empresarial eficiente, é preciso:

  • identificar e priorizar os objetivos corporativos da empresa, começando pela compreensão de como os gestores da empresa visualizam o futuro dela. Isso ajudará a desenvolver uma mensagem única sobre a forma de apresentar a missão da empresa;
  • realizar pesquisas entre os funcionários com o objetivo de avaliar a percepção deles sobre a empresa. Assim, será possível, ao desenvolver a estratégia de comunicação corporativa, verificar o nível de coesão atual e as melhorias necessárias;
  • avaliar o nível de compreensão dos tomadores de decisão da empresa. Pois estes são os principais responsáveis por transmitir com exatidão a mensagem da empresa ao mercado e também por disseminá-la internamente;
  • estudar a percepção do seu cliente a respeito da forma como a sua empresa se comunica. Eles poderão oferecer insights valiosos sobre possíveis lacunas em sua comunicação ou aspectos positivos e que precisam ser mantidos e valorizados.

Os desafios da comunicação empresarial

Assim como em diversos outros setores, é necessário que as instituições estejam atentas às tendências da área para que a empresa faça uma boa gestão da comunicação empresarial.

Amenizar ruídos, construir uma comunicação integrada e manter o diálogo em momentos de crise são alguns exemplos de desafios constantemente vividos.

Além deles, atualmente, as principais tendências dos desafios para a comunicação empresarial estão relacionadas aos fatores elencados a seguir:

  • preocupação com o ROI (retorno sobre o investimento): mais do que nunca os gestores de comunicação têm sido cobrados pela entrega de resultados das ações desenvolvidas — assim, bem mais do que apenas criatividade, é preciso que a comunicação seja pensada de forma estratégica para que consiga retornar o investimento feito
  • automação: a agilidade é um fator que contribuiu fortemente para o sucesso da comunicação empresarial, por isso, apostar na sua automação é uma forte tendência — além da velocidade, o uso de sistemas, por exemplo, permite a personalização das mensagens e o atendimento simultâneo a um maior número de pessoas;
  • humanização das marcas: depois de falar em automação, pode parecer contraditório falar em humanização, mas não é — na verdade, esse conceito tem a ver com a busca do consumidor por empresas que possam gerar conexões verdadeiras e que atendam aos seus anseios. Nesse contexto, a comunicação das empresas precisa transmitir valor, propósito e humanidade para criar as conexões com seus públicos.

Como mensurar os resultados da comunicação empresarial?

Toda estratégia deve ser mensurada, principalmente em comunicação. A mensuração revela se os resultados esperados estão sendo alcançados. Atualmente, em um cenário que o digital é o ambiente principal para o marketing e a publicidade, mensurar os dados é cada vez mais fácil e, principalmente, importante.

De maneira geral, a mensuração dos resultados pode ser feita por:

  • métricas de campanha digital;
  • métricas de acesso em redes sociais e sites;
  • métricas de interação, compartilhamento e reações em redes sociais;
  • pesquisas de satisfação do cliente;
  • pesquisas internas com colaboradores;
  • monitoramento das campanhas de marketing por meio de KPIs (Key Performance Indicator).

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