Comunicação pública: Por que ela é tão importante?

25 de fevereiro de 2021

O que é comunicação pública?

A comunicação pública é o processo que tem o compromisso de promover uma gestão aberta, qualificando canais, meios e recursos que permitam a viabilização da comunicação de interesse público e o envolvimento de toda a sociedade. Ela abre espaço para a atuação da sociedade como um ator de transformação dentro de uma postura crítica e responsável.

A comunicação pública deve ser consciente, rápida e adaptada às necessidades de cada cidadão. Ele precisa ser atendido e orientado por meio do acesso às informações de interesse coletivo, como pagar impostos, onde e quando buscar uma vacina, como discutir as políticas públicas, as mudanças em uma legislação, seus direitos e os canais para expressar sua opinião.

Quais os princípios básicos de uma comunicação pública?

  • Transparência
  • Acesso às informações de interesse público/coletivo
  • Interação do cidadão com os órgãos públicos
  • Ouvidoria
  • Promoção da cidadania e da democracia

Como surgiu a comunicação pública no Brasil?

A Comunicação Pública é um conceito que tem origem na comunicação governamental. A raiz da evolução está na viabilização da democracia e na transformação do perfil da sociedade brasileira a partir da década de 1980.

A Constituição de 1988, a transformação do Papel do Estado, o Código de Defesa do Consumidor, a terceirização e a desregulamentação, a atuação de grupos de interesse e movimentos sociais e o desenvolvimento tecnológico estabeleceram um sistema de participação e pressão que forçou a criação de mecanismos para dar atendimento às exigências de informação e tratamento justo por parte do cidadão em sua relação com o Estado e instituições, do consumidor com as empresas e entre todos os agentes sociais. (Duarte, Jorge).

Qual a importância da comunicação pública?

Gerar uma comunicação de qualidade, seja ela qual for, vai muito além de modernizações tecnológicas, quantidade das mensagens divulgadas, bem como os meios utilizados para tal disseminação. É preciso planejamento, estudo, estratégia, diversificação e customização. Não é só sobre quantificar, aumentando o número de mensagens e canais usados, e sim qualificar essa comunicação, delimitando para quais públicos determinada divulgação deve ou não ser trabalhada.

Na comunicação pública, é peça chave criar uma cultura de comunicação que perpasse todos os setores envolvidos com o interesse público, o compromisso do diálogo em suas diferentes formas e de considerar a perspectiva do outro na busca de consensos possíveis e de avançar na consolidação da democracia.

A comunicação pública é fundamental para:

  • identificar demandas sociais;
  • definir conceitos e eixos para uma ação pública coerente e integrada;
  • promover e valorizar o interesse público;
  • qualificar a formulação e implementação de políticas públicas;
  • orientar os administradores em direção a uma gestão mais eficiente;
  • garantir a participação coletiva na definição, implementação, monitoramento, controle e viabilização, avaliação e revisão das políticas e ações públicas;
  • atender as necessidades do cidadão e dos diferentes atores sociais por obter e disseminar informações e opiniões, garantindo a pluralidade no debate público;
  • estimular uma cidadania consciente, ativa e solidária;
  • melhorar a compreensão sobre o funcionamento do setor público;
  • induzir e qualificar a interação com a gestão e a execução dos serviços públicos;
  • avaliar a execução das ações de interesse coletivo.

Quais os desafios para desenvolver a comunicação no setor público?

Um dos principais desafios para a comunicação pública é a segmentação da comunicação, pois se trabalha com públicos amplos e diversificados. As mensagens devem ser sempre adaptadas a esses diferentes grupos sociais no intuito de que a informação chegue a todos de forma clara, precisa e transparente. Outro desafio é a profissionalização do setor. É cada vez mais exigido profissionais com boa formação, com visão estratégica e um senso de serviço e entrega. 

Para comunicar bem uma ação do setor público, é preciso ser estratégico e considerar os seguintes pontos:

  • O contexto e o impacto das medidas para seus públicos.
  • A adaptação da linguagem técnica para um discurso acessível.
  • Comunicação integrada com conteúdo presente em várias plataformas.
  • Monitoramento e gerenciamento de redes sociais.
  • Atendimento ao cidadão para esclarecimento de dúvidas.

O contexto e o impacto das medidas para seus públicos

A comunicação para o setor público precisa sempre considerar o contexto em que será inserida, como está o público-alvo e qual o impacto que esse anúncio pode gerar na vida das pessoas. Ao trabalhar o discurso exercitando esses pontos previamente, o governo pode criar um relacionamento mais próximo e uma comunicação que realmente chegue ao cidadão. Técnicas de gerenciamento de crise também podem ajudar a depender do momento e do que será anunciado.

A adaptação da linguagem técnica para um discurso acessível

Muitas vezes a forma como os conteúdos de interesse público são divulgados ainda é muito distante do dia a dia das pessoas. Tornar o discurso mais acessível (traduzindo termos técnicos e ilustrando com dados e exemplos práticos) é a melhor forma de garantir a compreensão do que se pretende comunicar.

 

Comunicação integrada com conteúdo presente em várias plataformas

Foi-se o tempo em que a comunicação para o setor público era algo formal e distante do cidadão. Hoje o governo pode (e deve) se fazer presente de várias formas e usar da comunicação integrada como ferramenta para criar relevância e identidade perante a opinião pública. Atuação em redes sociais, podcasts, transmissões ao vivo e outras formas de engajamento multimídia são tendências que vieram para ficar e que complementam a produção de conteúdo.

 

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Monitoramento e gerenciamento de redes sociais

Para saber como as pessoas receberam uma divulgação é essencial observar a reverberação do assunto nas redes sociais – e gerenciá-las. O setor público precisa estar presente nas mídias sociais com conteúdo relevante, engajamento, monitoramento e entrega de respostas simples e rápidas. Essa adaptação da tradicional assessoria de comunicação para uma atuação mais moderna e estratégica garante que a marca do órgão gere sua própria comunidade, estabelecendo conexão e diálogo.

Atendimento ao cidadão para esclarecimento de dúvidas

O Serviço de Atendimento (SAC) 3.0 já é a realidade de todas as marcas que querem impactar seus públicos e na comunicação para o setor público não pode ser diferente. Ao observar o comportamento de seus públicos nos canais de atendimento, ouvidoria e redes sociais o governo pode atuar de forma estratégica e fornecer insumos para a comunicação, gerando um fluxo de informação que gere valor e retenha o engajamento. O uso de ferramentas de monitoramento, a definição de boas respostas e um bom atendimento em todos esses canais traz ao setor público uma grande transformação na forma como é visto pela sociedade.

Contas públicas na FSB Comunicação:

A FSB Comunicação tem ampla experiência no gerenciamento de contas públicas, tendo sido premiada no Brasil como Agência do Ano pelo Sabre Awards Latin America 2020 e possuir uma lista de diversos cases de comunicação ao longo dos últimos anos.

 Entre os principais cases no setor público estão um Cannes para o Governo do Rio de Janeiro, 1 Sabre Awards para Comunicação para a Copa do Mundo FIFA 2014 para o Ministério do Esporte e outro Sabre Awards para a comunicação dos Jogos Rio 2016 para a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre a FSB Comunicação:

A FSB Comunicação reúne profissionais e serviços para guiar líderes nessa jornada de ressignificar a comunicação e gerar cada vez mais valor para marcas e instituições. Especialistas na gestão de reputação e imagem, a FSB possui soluções especializadas para uma comunicação eficiente e plural tornando sua empresa forte e estratégica

 

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Somos especialistas na gestão de reputação e imagem, sempre atuando orientados a resultados. Temos nossa própria metodologia para entender, mapear e conectar todos os stakeholders a mensagens engajadoras nos canais de comunicação mais eficientes.

 

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