A geração Podcasting

8 de fevereiro de 2021

Diante de um cenário onde é produzido cada vez mais conteúdo e as pessoas têm menos tempo para consumi-los, o podcast, com sua característica facilitadora, vem ganhando mais espaço na internet. Atualmente, é um dos canais de content marketing em alta no mercado brasileiro.

O que é preciso para fazer um podcast?

 

O que é um Podcast?

A expressão “podcasting” vem da junção do prefixo “pod”, oriundo de iPod (tocador de mídia digital fabricado pela Apple Computer), com o sufixo “casting”, da expressão “broadcasting”, transmissão pública e massiva de informações.

Tendência na comunicação contemporânea, o podcast é um conteúdo produzido em áudio, disponibilizado em arquivo ou streaming, que, diferentemente do rádio, tem a vantagem de poder ser ouvido a qualquer momento, sob a demanda do ouvinte.

O podcast tem alta potência de comunicação e pode levar desde informação e educação a entretenimento, ou seja, tem capacidade para atender diversas propostas. As principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, já possuem conteúdo em podcast.

O que é preciso para fazer um podcast?

As etapas para a criação de um podcast englobam cinco passos fundamentais para uma produção de sucesso: planejar, gravar, editar e publicar. Veja, abaixo, um pouco sobre algumas técnicas para cada passo para essa produção. Pode ser mais fácil do que você imagina!

Planejar

Assim como toda produção de conteúdo, iniciar um Podcast precisa de um planejamento. É nessa etapa que é definido o objetivo que se pretende alcançar como tema, público, concorrência e conteúdo, que juntos geram um roteiro. Também é fundamental identificar a linguagem, o formato e a frequência do seu conteúdo.

Os formatos mais comuns de podcast são solocast (formato individual, como um monólogo), entrevista, mesa redonda (bate-papo entre várias pessoas) e storytelling (narrativa que pode trazer histórias reais ou fictícias e segue uma linha do tempo).

 

 

 

 

Gravar

A gravação é o carro-chefe da produção de um podcast. Por se tratar de conteúdo de áudio, é importante observar aspectos como boa acústica, qualidade de microfone, ruídos externos, isolamento acústico, entre outros.

Existem diversos sofwtares no mercado que possibilitam gravação e edição de conteúdo em áudio. Como o podcast não exige muita complexidade, o Audacity é um ótimo software livre profissional, de fácil uso e disponível para Windows, Linux e Mac.

Editar

Para os iniciantes, que possuem pouca ou nenhuma experiência com edição de áudio e vídeo, essa pode ser a etapa mais difícil na produção de um podcast. Como mencionado no tópico anterior, o Audacity pode ser um software de fácil uso.

Os principais efeitos de edição de áudio são: amplificação do volume do som, redução de ruídos externos, compressor para diminuir a diferença para nivelar picos altos e baixos e a equalização, para ajustar os graves e os agudos.

Para essa etapa, uma dica interessante é guardar um backup da gravação original, para prevenir possíveis problemas de edição errada.

Publicar

Para publicar um podcast, você precisa basicamente de dois requisitos: um lugar para hospedar e um Feed RSS (Really Simple Syndication) para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts. O Google Podcasts é um dos mais relevantes do mercado atualmente.

Diferentemente de um website, que você somente sobe arquivos para um servidor, configura um domínio e o site está no ar, podcasts requerem um processo um pouco diferente.

Com os podcasts, primeiro você sobe o arquivo de áudio para um servidor web. Uma vez que os arquivos estão online, é preciso haver uma página numa linguagem XML que indique o título, a descrição, o autor e o endereço de cada um desses arquivos. Essa página é o RSS, que vai ser cadastrado em cada um dos agregadores de podcast. O Spotify, o Apple Podcasts, o Google Podcasts, o Deezer e outros são exemplos de agregadores de podcasts.

Para que serve um podcast?

A principal vantagem do podcast é se tratar de uma mídia totalmente flexível, que pode ser consumida sob demanda, ou seja, a qualquer hora, e geralmente, gratuitamente.

Essa flexibilidade, que permite que outras atividades sejam feitas ao mesmo tempo que se escuta o arquivo de áudio, o que fez o podcast se tornar o veículo de informação do momento. Uma pesquisa do Ibope demonstra que quatro, em cada dez internautas, já ouviram podcast no Brasil.

Outra grande vantagem é o fato de o podcast ter baixa transferência de largura de banda, portanto, os arquivos não consumem tanta internet quanto os vídeos, por exemplo, e podem ser compartilhados de forma fácil, rápida e segura.

Para os empresários, especialistas em marketing digital afirmam que fazer podcast é essencial para o fortalecimento de uma marca. Investir em podcast é barato, rápido e tem resultado eficiente.

Quando surgiram os Podcast?

Em 2004, quando foi criado o podcast, a distribuição de arquivos com programas de áudio já era comum. À época, para um internauta ouvir um desses arquivos era necessário, a cada nova “edição”, acessar o site que o hospedava e fazer o download para conseguir ouvir.

Com o crescimento da existência de aparelhos portáteis reprodutores de arquivos de áudio, no formato MP3, surgiram várias novas ideias de como automatizar o acesso a vários tipos de conteúdos de áudio.

O método que mais teve sucesso foi a possibilidade desse download ocorrer automaticamente por meio dos chamados “agregadores”, utilizando tecnologia já empregada para blogs: o feed RSS. O primeiro agregador que disponibilizou o arquivo de áudio como o que hoje conhecemos como podcast foi o iTunes. Posteriormente, vários outros agregadores começaram a fazer o download automatizado de arquivos de áudio, o podcast.

No Brasil, o primeiro podcast foi o Digital Minds, produzido para o blog homônimo de Danilo Medeiros e teve seu primeiro episódio lançado em 20 de outubro de 2004.

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