No Instagram Stories, doses homeopáticas de Saúde
18 de outubro de 2017
Marshall MacLuhan já ensinava: ‘o meio é a mensagem’. Para atingir o público engajado nas perecíveis Stories do Instagram, a FSB desenhou para o Ministério da Saúde o programa Pílulas de Saúde. Em fotos e videos curtos, são abordados desde campanhas de vacinação, informações sobre tratamentos, aquisicação de equipamentos, sempre sob a ótica do cidadão. O sucesso foi instantâneo, como o formato: no primeiro mês, o ‘Pílulas de Saúde’ acumula mais de um milhão de impressões dos seus mais de 200 conteúdos.
O investimento se justifica. O Stories, função do Instagram que permite publicar conteúdo efêmero, que desaparece após 24 horas, alcançou a marca de 250 milhões de usuários ativos por dia, no mundo, em julho. O que representa um crescimento de 25% em relação ao número divulgado pela plataforma em abril. E é maior que os 166 milhões de usuários ativos por dia do Snapchat, primeiro a lançar as mensagens perecíveis, mais espontâneas e mais reais.
Produzido pela equipe da FSB em Brasília, dedicada ao Ministério da Saúde, a série diária tem proposta objetiva: abordar os temas estratégicos da da pasta com uma linguagem mais informal, de forma dinâmica, que instigue a curiosidade dos seguidores.
Além de mostrar um pouco dos bastidores do trabalho do Ministério, o formato também permite uma interação maior do perfil @minsaude com outros canais próprios (Blog da Saúde, Portal da Saúde, Saúde Brasil, WebRádio Saúde, TV Saúde etc.), já que permite a inserção de link – recurso que, no feed da ferramenta, ainda não é possível. Toda produção para esse canais é reembalado em fotos que aparecem por 5 segundos (ou até o usuário tirar o dedo da tela) e vídeos com duração de até 15 segundos.
Já assistiu às Pílulas de Saúde? Siga o Ministério da Saúde no Instagram. Acompanhe, opine, sugira. Sua colaboração é bem-vinda!