FSB Digital e Instituto FSB Pesquisa realizam estudo em parceira
28 de Maio de 2014
Pesquisa realizada pela FSB Digital e o Instituto FSB Pesquisa com 46 dos 300 maiores anunciantes do Brasil para identificar como as empresas se posicionam e se relacionam no meio digital revela que as empresas têm destinado, em média, 18,8% de sua verba de comunicação aos meios digitais. Redes sociais, sites e portais das próprias marcas são os que mais recebem investimento, respectivamente.
Curiosamente, esse valor é considerado adequado para 39% das companhias ouvidas e baixo para exatos outros 39%, enquanto para 4% os recursos deveriam ser reduzidos. O levantamento ainda apurou que as empresas estão investindo em meios digitais há aproximadamente cinco anos e possuem em média 11 profissionais dedicados nessa disciplina.
Diante da queda na audiência das mídias tradicionais e crescimento das plataformas alternativas, como smartphones, tablets, vídeo games, entre outros, este levantamento é importante porque mostra como as maiores empresas do País enxergam o meio digital e como vão direcionar as suas verbas de comunicação no curto prazo, diz Maria Claudia Bacci, sócia-diretora da FSB Digital.
A pesquisa também procurou entender como as organizações se relacionam com influenciadores digitais em suas áreas de atuação. Dentre as empresas ouvidas, 72% afirmaram que mantem relações com esse público e 100% delas levam em conta o potencial de repercussão, reputação e a imagem na hora de avaliá-los para uma ação. As ferramentas mais utilizadas nessa interação são encontros de relacionamento e envio periódico de conteúdo.
Quando perguntadas sobre o porquê desses influenciadores serem importantes para a reputação de suas marcas, 48% das empresas citaram a capacidade desses interlocutores em influenciar a opinião do público. Outras 30% citaram o poder de alcance do influenciador, 27% falaram em compatibilidade com o negócio, e 15% colocaram a credibilidade como fator preponderante.
Outro dado interessante auferido pela pesquisa é que 46% das companhias ouvidas veem vantagens no meio digital quanto comparado à comunicação tradicional. Entre as principais vantagens apontadas estão a interação em tempo real, menor custo, maior engajamento com consumidores, disponibilidade permanente de conteúdo e maior assertividade em atingir o público final. Não por acaso, 64% acreditam que o investimento em ações com influenciadores digitais vai aumentar nos próximos anos.
Embora o crescimento da comunicação digital seja notável, 67% das empresas ainda acreditam que a comunicação tradicional e digital se complementam e devem coexistir.
Veja a pesquisa completa: Influenciadores Digitais (clique aqui).