FSB lança nona edição do Mídia e Política 2016[:en]FSB launches ninth edition of Media and Politics 2016[:es]FSB lanza novena edición de Medios de comunicación y Política
7 de outubro de 2016
A FSB Pesquisa lançou Mídia e Política 2016. A nona edição da pesquisa dá continuidade ao mais longevo e completo estudo sobre os hábitos de informação dos deputados federais no Brasil. Neste ano, além da série que acompanha o histórico de consumo de jornais, internet, rádio, TVs e revistas, o Mídia e Política traz uma série de novidades, como o índice de confiança dos parlamentares nos diversos meios de informação.
A equipe FSB entrevistou 230 deputados, de 26 diferentes partidos. De acordo com o estudo, os jornais impressos continuam sendo a principal fonte de informação dos parlamentares: 43% dos deputados federais entrevistados. 32% se informam pela internet, 16% pela televisão e 6% pelo rádio.
A pesquisa mostra ainda que a “Folha de S.Paulo” aparece como o preferido pelo nono ano consecutivo, com 65%, seguida por “O Estado de S. Paulo” (41%), “O Globo” (31%), “Valor Econômico” (14%) e “Correio Braziliense” (12%).
Pela primeira vez este ano, o Mídia e Política investigou o grau de confiança dos parlamentares no conteúdo noticioso dos diversos meios de informação. Os dados revelam que os jornais impressos são o meio de informação mais confiável (70%). Em segundo lugar entre as respostas estão as rádios de notícia e os telejornais, empatados com 60%, seguidos de portais e sites de notícia (51%), revistas semanais (47%), blogs (34%), Twitter (19%) e o Facebook (18%).
O lançamento da pesquisa aconteceu em eventos nos escritórios do Rio, São Paulo e Brasília. Estiveram presentes cerca de 70 clientes e parceiros, incluindo CNI, NTU, Aneor, Energisa, Governo do Rio, Prefeitura do Rio, OAB-RJ, IRB-Brasil, Oxiteno, Pão de Açúcar, Arteris, Abrainc, Instituto Butantan, ITV, Secretaria de Cultura de SP, Ambev, CNT, TIM, Shell, Braskem, Facebook, CBIC, FTI Consulting. Veja o estudo na íntegra: Relatório Mídia e Política 2016
Confira a repercussão do estudo na mídia:
G1 amplia vantagem como portal de notícias preferido dos deputados
Folha é jornal mais lido por deputados, segundo pesquisa
Jornalistas&Cia – Edição 21/09[:en]FSB Research has launched Media and Politics 2016. The ninth edition of the survey continues the longest and most complete study into the information habits of Brazil’s federal congressmen and women. This year, in addition to the series monitoring the history of newspaper, Internet, radio, TV and interview consumption, Media and Politics brings with it a number of new features, such as an index of congressional trust in various information media.
The FSB team interviewed 230 congressional representatives from 26 different parties. According to the study, print newspapers are still the main source of information for 43% of lawmakers interviewed. 32% get their news from the Internet, 16% from TV and 6% from the radio.
The survey also shows that “Folha de S. Paulo” is the newspaper of choice for the ninth consecutive year, with 65% of responses, followed by “O Estado de S. Paulo” (41%), “O Globo” (31%), “Valor Econômico” (14%) and “Correio Braziliense” (12%).
For the first time this year, Media and Politics also investigated the level of trust among congressional representatives in content available across various news media. Figures reveal that print newspapers are the most reliable source of information (70%). Ranked second are news radio and TV news programs, tied at 60%, followed by news websites and portals (51%), weekly magazines (47%), blogs (34%), Twitter (19%) and Facebook (18%).
The survey was launched at a number of events held at the Rio, São Paulo and Brasilia offices. They were attended by around 70 clients and partners, including CNI, NTU, Aneor, Energisa, Governo do Rio, Prefeitura do Rio, OAB-RJ, IRB-Brasil, Oxiteno, Pão de Açúcar, Arteris, Abrainc, Brasil Kirin, Instituto Butantan, ITV, the SP Culture Secretariat SP, Ambev, CNT, TIM, Shell, Braskem, Facebook, CBIC and FTI Consulting. Access the full version of the study: Media and Politics 2016 Report
View media articles on the study:
G1 increases its advantage as the preferred news portal for lawmakers
Folha has the biggest readership amongst lawmakers, according to survey
Jornalistas&Cia – Edição 21/09[:es]FSB Investigación lanzó Medios de Comunicación y Política 2016. La novena edición de la investigación da continuidad al largo y completo estudio sobre los hábitos de información de los diputados federales de Brasil. Este año, además de la serie que acompaña al histórico consumo de diarios, internet, radio, TV y revistas, la edición Medios y Política trae una serie de novedades, por ejemplo, el índice de confianza de los parlamentarios en diversos medios de información.
El equipo de FSB entrevistó a 230 diputados de diferentes partidos. De acuerdo con el estudio, los diarios impresos continúan siendo la fuente principal de información de los parlamentarios: 43% de los diputados federales entrevistados. 32% se informan por internet, 16% con la televisión y un 6% por radio.
El estudio también mostró que “Folha de S.Paulo” aparece como el preferido por noveno año consecutivo con un 65%, seguido por “O Estado de S. Paulo” (41) %, “O Globo” (31%), “Valor Econômico” (14%) e “Correio Braziliense” (12%).
Por primera vez este año. Medios y Política investigó el grado de confianza de los parlamentarios respecto del contenido noticioso de los diversos medios de información. Los datos revelan que los diarios impresos son el medio de información más confiable (70%). En segundo lugar entre las respuestas se encuentran las radios de noticias y los telediarios que empatan con un 60%, seguidos por los portales y los sitios de noticias (51%), revistas semanales (47%), blogs (34%), Twitter (19%) y Facebook (18%).
El lanzamiento de la encuesta se realizó en eventos en oficinas de Rio, São Paulo y Brasilia. Estuvieron presentes alrededor de 70 clientes y asociados, incluyendo CNI, NTU, Aneor, Energisa, Governo do Rio, Prefeitura do Rio, OAB-RJ, IRB-Brasil, Oxiteno, Pão de Açúcar, Arteris, Abrainc, Brasil Kirin, Instituto Butantan, ITV, Secretaria de Cultura de SP, Ambev, CNT, TIM, Shell, Braskem, Facebook, CBIC, FTI Consulting Vea artículos sobre el estudio completo Relatório Mídia e Política 2016
Consulte la repercusión del estudio en los medios:
G1 amplia vantagem como portal de notícias preferido dos deputados