Gabriela Wolthers completa 15 anos no Grupo FSB
14 de março de 2022
“Eu preciso de desafio, preciso de paixão. Não consigo trabalhar no tédio”
Formada em jornalismo, comunicóloga, mãe de gêmeos e adepta da prática de trilhas e escaladas nas mais belas paisagens do Brasil, Gabriela Wolthers foi a primeira mulher a se tornar sócia da holding das agências do Grupo FSB. A profissional, que começou há 15 anos como assistente do atual CEO, Marcos Trindade, hoje lidera todo o atendimento a contas públicas sediadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com um faturamento próximo de 40 milhões ao ano.
Gabriela, que iniciou sua carreira em redação, soma 14 anos de experiência na Folha de S. Paulo, onde trabalhou na sede do jornal e nas sucursais de Brasília e do Rio, sempre com foco em Política. Começou na FSB em 2007, tornando-se diretora de núcleo, diretora geral do Rio de Janeiro e sócia diretora de Contas Públicas nos anos seguintes.
Em 2021, quando foi convidada a se juntar aos nove profissionais que fazem parte da Sociedade da Holding do grupo, Gabriela conta que recebeu quase 300 mensagens de diversas pessoas de dentro e de fora da empresa, algumas que nem mesmo conhecia, comemorando a estreia de uma mulher no posto. “A mobilização mostrou a ânsia das pessoas para irmos além na promoção da diversidade em todos os níveis hierárquicos da nossa estrutura.”
Atualmente, a sócia é uma das líderes do Grupo de Diversidade, formado em 2021, que tem como objetivo desenvolver compromissos, políticas e metas específicas para promover maior diversidade, equidade e inclusão nas agências do grupo.
“Tive várias sortes da vida e pela qual agradeço. Uma delas é que minha família nunca fez distinção por eu ser mulher em relação aos meus irmãos. Aprendemos a andar de moto, praticar esportes radicais, nos aventurar sem diferenças. Não passava pela minha cabeça que eu não podia fazer algo pelo fato de ser mulher”, conta Gabriela. “Eu fui perceber de fato isso no mercado de trabalho. No começo não via diferenças. Mas, quanto mais você sobe na pirâmide, mais você sente as barreiras. Começa a ser frequente você ser a minoria ou a única mulher numa reunião. Eu até já me acostumei, mas no início você se sente uma penetra. A solução que encontrei foi fazer o dever de casa para chegar com posicionamentos tão interessantes para o cliente que pouco importa quem você é.”
Atualmente, o número de colaboradoras do Grupo FSB chega a mais de 60% do quadro, mas essa não é a realidade de outros ambientes e contextos corporativos no Brasil. De acordo com a pesquisa Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, do IBGE, realizada em 2019, as mulheres ocupavam 37,4% dos cargos gerenciais e recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens.
“Essa realidade me intimida? Não, mas vou reconhecer que cansa de vez em quando. Em compensação, me anima muito ver uma turma jovem que está invadindo o mercado de trabalho e que não está mais disposta a fazer muitas concessões não. Para mim é líquido e certo que as mudanças virão num ritmo cada vez mais rápido em relação a gênero, raça, orientação sexual. Quem ficar parado, vai ser atropelado.”
Carreira e futuro
O universo da comunicação está constante evolução e adaptação. É inegável que o volume de informações, formas de interação e diferentes canais se tornaram cada vez maiores e complexos. Os profissionais da atualidade precisam se reinventar diariamente.
“Quando eu comecei na FSB, há 15 anos, não tinha comunicação digital, por exemplo. Nem existiam redes sociais. A gente podia ter se acomodado, como outras empresas que pararam no tempo. Mas, aqui na FSB, a gente está sempre se renovando, sem subestimar a nossa história e bagagem. Unimos experiência com inovação”, explica Gabriela.
Só em 2021, o Grupo FSB lançou a F5 Business Growth, consultoria de estratégia digital focada em crescimento de empresas e transformação digital, a Beon, empresa com foco em consultoria ESG, e a Game&Change, área de negócio dedicada a criar comunicação no universo gamer.
“Eu preciso de desafio, preciso de paixão. Não consigo trabalhar no tédio. Esse é um dos motivos de eu gostar de trabalhar na FSB. A nossa empresa tem uma cultura bastante forte e que sempre nos dá perspectiva de crescimento. Se você levanta a mão, se coloca no jogo, não tem ninguém que te impeça. Aqui é um lugar que, mesmo depois de 15 anos, me sinto motivada a correr atrás para aprender mais”, ressalta a sócia.
Sobre as agências
A FSB Comunicação nasceu há 40 anos do sonho do fundador Francisco Soares Brandão de construir a melhor empresa de comunicação do Brasil. Foram décadas de foco e muito trabalho, baseado em valores como qualidade, eficiência, respeito e ética.
Com nossa história e experiência, crescemos, evoluímos e nos transformamos nas últimas décadas. Hoje atendemos a mais de 200 clientes e consolidamos o Grupo FSB, formado pelas agências FSB Comunicação, Loures Consultoria, Giusti Comunicação, FSB Pesquisa, F5 Business Growth, Beon ESG Strategies e o projeto Bússola em parceria com a revista Exame.
Nossas empresas formam um ecossistema de soluções de comunicação e engajamento para marcas que buscam ampliar o valor de seus negócios por meio de ações estratégicas e eficientes.
Quer fazer parte do nosso time?
Acesse nosso banco de talentos e inscreva-se em nossas oportunidades disponíveis: https://fsb.gupy.io/